qüindecênviro - significado y definición. Qué es qüindecênviro
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es qüindecênviro - definición

Quindecênviros dos fatos sagrados; Quindecênviros; Quindecênviro; Quindecimviri sacris faciundis; Quindecimviri; Conselho dos Quinze; Colégio dos Quindecênviros

Quindecênviro         
m.
Funccionário romano, encarregado principalmente da guarda dos livros sibillinos e da celebração das festas seculares. -- Talvez por infl. da fórma "decêmviro", generalizou-se a fórma "quindecêmviro", que não é exacta, pois que a fonte latina ordena "quindecimviro", "quindecimvirado", etc.
(Lat. "quindecimviri")
Quindecênviro dos fatos sagrados         
Na Roma Antiga, os quindecênviros dos fatos sagrados () eram os quinze ("quindecim") membros de um colégio com funções sacerdotais conhecido como Colégio dos Quindecênviros ou Colégio dos Quinze. Sua função principal era guardar os Livros Sibilinos, as escrituras que os romanos consultavam e interpretavam a pedido do Senado Romano.
qüindecênviro      
sm (lat quindecimviru) Cada um dos quinze magistrados romanos que se encarregavam do arquivo sibilino e da organização de certas cerimônias, como a das festas centenárias.

Wikipedia

Quindecênviro dos fatos sagrados

Na Roma Antiga, os quindecênviros dos fatos sagrados (em latim: Quindecimviri sacris faciundis) eram os quinze ("quindecim") membros de um colégio com funções sacerdotais conhecido como Colégio dos Quindecênviros ou Colégio dos Quinze. Sua função principal era guardar os Livros Sibilinos, as escrituras que os romanos consultavam e interpretavam a pedido do Senado Romano. Este colégio também supervisionava a adoração de deuses estrangeiros em Roma.